A 1.ª Câmara já está a captar o Sol nas Flores





Todos os direitos Gabriela Silva

O projecto Solargrafia continua em andamento agora com a colocação das câmaras enviadas.  

Em pleno Solstício de Inverno, registamos com enorme satisfação a colocação da nossa "máquina mágica" na Ilha das Flores.

Esta iniciativa, que hoje culmina com a sua colocação na Freguesia da Fazenda, Concelho de Lajes das Flores, esteve a cargo da responsável local, a nossa cara amiga Prof.ª Gabriela Silva.



Todos os direitos Gabriela Silva

A acompanhá-la esteve a Jaen, que é igualmente responsável por outra câmara, da qual, em breve, anunciaremos o local onde está colocada.

Todos os direitos Gabriela Silva

A todos os que agora nos acompanham, relembramos que este projecto pretende fotografar as 9 ilhas dos Açores com recurso a uma técnica minimalista e alternativa, chamada de Solargrafia, a qual consiste em fotografar com recurso a uma simples caixa contendo no seu interior um papel fotográfico (de emulsão fotográfica e não aqueles de impressora) que registará não só a paisagem para onde estiver apontada, mas igualmente o percurso aparente do Sol.

Esta técnica incorpora para além da estética singular a ela associada, preocupações ambientais e sociais, que apontam para a necessidade de reciclar e reaproveitar ( as câmara são feitas com material que estava a ir para o lixo), bem como de criar condições para o fortalecimento de laços entre os Povos.

Desta forma criar-se-ão fotografias, artísticas e até surreais, em que o resultado final incorporará tempo e luz  numa imagem completamente nova e diferente que temos dos Açores.

Assista neste video às explicações relativas à sua colocação.


Todos os direitos Gabriela Silva


Se quiser saber onde se encontram todas as câmaras, bem como todas as notícias relativas a este projecto, acompanhe-nos através deste Blog ou então entre em contacto com os responsáveis por cada ilha.

Se, por acaso encontrar uma câmara, veja pelo número a quem pertence e por favor, não lhe toque, pois está a gravar...Tempo e Luz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está a Câmara do Corvo? Nós dizemos.

Presidente da Câmara do Corvo recebe o nosso projecto.

No Poço da Ribeira do Ferreiro, nas Flores

Na escola Vitorino Nemésio já está colocada a câmara pinhole

No Corvo....algures virada a Sul.

A câmara da Ilha Terceira ja está colocada no Museu