A construção das Máquinas
O primeiro passo para se obter uma fotografia pelo processo Solargrafia, é a escolha e subsequente construção da "máquina fotográfica", simples câmara escura, baseada nos princípios descritos por Mozi e tantos outros.
Procurámos, de forma simbólica, velhas caixas que outrora guardaram material explosivo, e que agora serão transformadas em objectos de paz e ensino.
Tais caixas são robustas e não permitem a entrada de qualquer luz no seu interior (excepto a de um pequeno furo ou estenopo e do qual falaremos mais tarde).
Começámos ( eu e o João) por fazer um furo, que permitirá depois, com auxilio de uma cartolina e agulha, construir a lente desta "máquina". Por agora é apenas um grosseiro furo feito com auxilio de uma chave de fendas.
Depois pintámos o interior e o exterior com uma vulgar tinta de spray preta. Por fora para tapar as letras e harmonizar a imagem. Por dentro para, dando jus ao nome de câmara escura, impedirmos que os fotões que lá entrem, andem a chocar com as paredes e desta forma criem imagens menos nítidas.
E pronto. Amanhã ou depois, quando a tinta secar, vamos tratar do estenopo, verdadeiro segredo da fotografia pinhole.
Entretanto vamos começar já a pensar em quem entregar cada uma destas máquinas em cada uma destas ilhas....
O projecto Solargrafia #Azores_in_a_can, é uma iniciativa particular do Blog de Ensino e Dinamização de Processos Alternativos Fotográficos
Foto de Cartão em www.fotodecartao.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário