Graciosa coloca em exposição a câmara n.º 5

Todos os direitos: Pedro Raposo - Parque Natural da Graciosa



Da ilha da Graciosa chegam-nos a noticia de que a câmara pinhole n.º 5 encontra-se a captar a luz no seu interior.
Colocada na Serra das Fontes, sobranceira à Freguesia de Santa Cruz, pelo nosso amigo Pedro Raposo, diretor do serviço de Ambiente da Graciosa e do Parque Natural da Graciosa.
Com ele esteve um grupo de colaboradores do Parque Natural da Graciosa, instituição que decidiu receber uma câmara do projecto #azores_in_a_can.

Até ao Equinócio da Primavera a luz irá entrar pelo pequeno furo desta "caixa mágica" e desta forma a passagem do sol, bem como a restante paisagem, ficarão gravadas no papel fotográfico que se encontra no seu interior, criando ( esperamos!) uma imagem solargrafica, que engloba quer o tempo quer a luz, num conjunto esteticamente diferente do que estamos habituados.

Será uma forma diferente de olhar para a Graciosa, obtendo-se uma fotografia através de um método completamente diferente do que ocorreu até hoje.

Quem quiser saber mais visite este blog, procurando toda a informação que existe sobre este projecto que junta todas as ilhas dos Açores em volta de pequenas câmaras fotográficas que não são mais que caixas fechadas com um pequeno furo, sem lentes e sem mecanismo algum.

Poderá também entrar em contacto com o Parque Natural da Graciosa para visitar o local e ver de perto uma destas caixinhas.

Se viver ou estiver de passagem por ilha consulte a tabela no fim desta postagem para saber onde encontrar a mais próxima.


Todos os direitos: Pedro Raposo - Parque Natural da Graciosa







Obs: As câmara n.º 1 e n.º 3 já terminaram o seu período de exposição e já estão de regresso, para serem digitalizadas as imagens obtidas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A 1.ª Câmara já está a captar o Sol nas Flores

Onde está a Câmara do Corvo? Nós dizemos.

Presidente da Câmara do Corvo recebe o nosso projecto.

No Poço da Ribeira do Ferreiro, nas Flores

Na escola Vitorino Nemésio já está colocada a câmara pinhole

No Corvo....algures virada a Sul.

A câmara da Ilha Terceira ja está colocada no Museu